domingo, 20 de fevereiro de 2011

Grafiteiros são diferentes dos Pichadores


 A arte tem o poder de tocar o nosso interior. Quando olhamos um quadro, por exemplo, observamos que ele nos passa uma “mensagem” e a interpretamos, de modo a despertar os mais variados sentimentos em nós. Os grafiteiros, em geral, devem ser vistos pela sociedade como verdadeiros artistas com seus devidos valores, pois suas obras podem despertar sentimentos de amor, paz, alegria e felicidade.


 Muitos grafiteiros são comparados a indivíduos criminosos que picham as paredes para poluir o espaço urbano. Essa comparação errônea não é feita, entretanto, devido à pintura em si bastante diferente, já que uma tem contornos artísticos enquanto a outra não, mas é feita em decorrência do espaço de trabalho - as ruas - e das ferramentas de uso – sprays de tinta – que são os mesmos para ambos.

 Por outro lado, esses artistas também têm muitas vezes seu talento valorizado, por exemplo, quando são contratados por escolas e museus para dar certa "vida” à instituição com pinturas coloridas que envolvam o público e o tornem mais alegre, em um ambiente colorido e descontraído, assim como fez Omen, um grafiteiro residente da cidade de Montreal, no Canadá, que utilizou o seu talento para criar um ambiente significativo em uma escola voltada a crianças que tiveram envolvimento com drogas e armas.

Exemplo do trabalho de um grafiteiro.
 Muitos indivíduos afirmam que a arte do grafite acaba deixando as cidades menos belas, mas, muito pelo contrário, as cidades ficam mais belas com a arte de rua, o que as enfeia são as propagandas pintadas em paredes ou coladas em outdoors que tornam a poluição visual constante na sociedade.

 Em suma, devemos observar as diferenças entre os grafiteiros e os pichadores, assim como a diferença entre a arte expressada nas estruturas urbanas e as propagandas que poluem estes centros. Os grafiteiros só terão seus devidos valores realçados a partir do momento em que a sociedade passar a utilizar o senso crítico para analisar cada uma das situações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre o post! Não se esqueça que não será permitido palavrões e ofensas.