sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prejuízos causados pelas Chuvas.


Não posso deixar de comentar com você sobre um assunto que ganhou destaque em capas de jornais e sendo muito discutido na mídia televisiva, estou dizendo das chuvas intensas neste início de ano que provocaram alagamentos, assoreamentos e desmoronamentos causando mortes principalmente na região Sudeste, vale lembrar que da mesma forma aconteceu em Angra dos Reis no Rio de Janeiro uma tragédia bem semelhante no início do ano passado.

Chuvas com frequência são comuns no verão, mas como o planeta vem sofrendo alterações diante do aquecimento global, elas são intensificadas e prolongadas causando prejuízos à população.

Todos estão carecas de saber que o aquecimento global não é novidade, é um dos maiores problemas que a humanidade tem que resolver por conta da dominação do próprio homem sobre a natureza de forma invasiva, Albert Schweitzer (ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1952) deixa explicito o que acabei de afirmar em sua frase: “O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos”

Gostaria, antes de qualquer critica ao governo, parabenizar a iniciativa mais do que fundamental da atual Presidenta Dilma Rousseff em visitar o Rio de Janeiro para verificar pessoalmente a situação em que se encontram algumas das regiões mais afetadas, quero poder acreditar que algumas das medidas que a presidenta possa tomar sejam de alta eficácia para ajudar as vítimas das enchentes que tiveram todos seus bens conquistados com muito trabalho levados pela água.

Para resolver esses problemas que estamos presenciando atualmente, seriam necessários enormes investimentos por parte governamental e também levaria muito tempo para que fosse cumprido devido a grande limitação que o sistema político possui, no entanto, várias pessoas são vítimas dessas catástrofes naturais enquanto somente iniciativas de reparo dos danos são realizadas.

Não há infraestrutura urbana planejada nas cidades principalmente como São Paulo em que observamos o Rio Tietê e ao lado a via expressa Marginal Tietê, casas, comércios, arranha-céus e nenhuma mata-ciliar, além de muito esgoto e lixo, é claro. As leis ambientais são muito brandas e possuem pouquíssimas fiscalizações, as pessoas que são pegas por algum ato infracional com o meio-ambiente são na maioria das vezes submetidas a pagarem multas e continuarem livres por aí.  Falta de maiores investimentos na área de recicláveis e educação também são fatores que tem seu lado negativo nessa participação perigosa para o meio-ambiente.

No entanto, como observamos, serão necessárias várias modificações no âmbito legislacional, educacional, ambiental e infraestrutural para que as enchentes cessem e que a chuva não traga más lembranças para a população afetada, pois a chuva é divina e faz parte de um ciclo que é vital para todos os seres vivos. 

Enchente na Rua do Porto, Piracicaba-SP
 Obs: Vale lembrar que para aqueles que não tiveram problemas com as inundações e tenham condições em ajudar procurem o órgão responsável da região e doem alimentos e roupas para aqueles que mais necessitam praticando a solidariedade.

Se você quiser conferir mais imagens indico-lhe este site abaixo em alta resolução, dê uma conferida:

Um comentário:

Faça um comentário sobre o post! Não se esqueça que não será permitido palavrões e ofensas.