domingo, 30 de janeiro de 2011

Estética

  Na sociedade pós-moderna, o padrão de beleza tornou-se um sinônimo de sucesso, bem-estar e prosperidade.

  Imposto simbolicamente e de forma constante pela mídia, grande parte da população procura alcançar este padrão que se torna indiretamente obrigatório. Isso deve ser interrompido  imediatamente,  pois leva muitos indivíduos a ficarem com a saúde debilitada através da ganância acompanhada de todo seu excesso ao tentar alcançar tal padrão estético
   
  A indústria cosmética e farmacêutica tem alto lucro devido à incessante procura da sociedade em conseguir resultados mais rápidos, da mesma forma que antigamente havia a busca por um pó mágico da juventude. São produtos que podem levar o consumidor a ter sérios problemas de saúde, principalmente com os remédios de emagrecimento e dietas “especiais” que são bombardeadas incessantemente na mídia televisiva e internet no qual muitas vezes são comprados sem prescrição médica.
  
  As cirurgias plásticas não diferem muito, aqueles que também almejam resultados rápidos procuram “entrar pra faca”, ignoram os riscos em nome da estética puramente venerada e que em alguns casos acabam falecendo por conta de erro médico ou simplesmente não resistem ao procedimento devido à alguma complicação (toda cirurgia oferece risco).
   
  A Anorexia (muitas vezes causada pela Bulimia) é um dos piores problemas de saúde relacionados à estética para serem solucionados na pós-modernidade, pois está se tornando cada vez mais frequente nos últimos anos. São indivíduos cegos que não enxergam o limite do corpo e sempre se veem em busca da perfeição simbólica, mas acabam se prejudicando através da má nutrição que o corpo recebe por passar horas sem se alimentar e provocarem o vômito quando se alimentam.

  Medidas devem ser tomadas, limitações nas indústrias cosméticas e farmacêuticas são fundamentais, como por exemplo, cito a regulamentação sobre os remédios de tarja preta que tem toda uma fiscalização acerca das vendas destes (mas, ressalto que infelizmente não são cem por cento eficazes). Quanto às cirurgias plásticas, maior fiscalização governamental para impedir que clínicas e mais clínicas sejam abertas de forma indevida e clandestina. Programas de saúde e maiores investimentos para o tratamento da Anorexia também não devem ficar de fora, Anorexia é uma doença e precisa de tratamento e apoio psicológico principalmente através de equipes multidisciplinares para poder reverter esses casos que levam muitas pessoas ao óbito por má nutrição.
  
  Em suma, observa-se que a aparência esta sendo mais valorizada nas diversas diretrizes da sociedade, inclusive há empregos que dão preferência por empregar pessoas de boa aparência (não são empregos da moda que estou falando, mas para outros ramos como vendedores, por exemplo). Estamos tendo seres humanos com corpo, mas acéfalos, em que a cultura está ficando cada vez mais de lado e pouco valorizada, enquanto as baladas e “curtições” estão em alta em ritmo crescente.  Temos que rever os conceitos e frear essa busca banal pelo padrão de beleza que está ganhando proporções assustadoras, não adianta nada ser musculoso ou sarado e não conseguir realizar uma prova simples de matemática da 4ª série.



domingo, 23 de janeiro de 2011

O drama SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo.

O que era para ser fruto de excelência e eficiência acabou, nos últimos dias, tornando-se um fruto de ineficiência, gerou problemas com diversos vestibulandos deixando a grande parcela dos estudantes irritados, pois quando acessavam o site do SiSU para se inscreverem, a página sempre travava exigindo muita paciência dos vestibulandos ao tentar selecionar algum curso em uma instituição de ensino superior.

Foi um evento já anunciado anteriormente, tenha como base o ocorrido no início de 2010 em que a fonte do problema era a mesma que acometeu os candidatos na semana passada.

Fernando Haddad (atual Ministro da Educação) andou veiculando na mídia, entre muitas de suas afirmações sem nexos, uma que me chamou a atenção, ele fez questão de afirmar que não possuía o conhecimento de que os acessos ao SiSU iriam ser muito superiores do que os acessos do ano anterior. Como há cabimento em um Ministro da Educação fazer tal afirmação quando temos várias instituições aderindo cada vez mais ao ENEM, além da contagem de número de inscritos que são feitas logo após o encerramento das inscrições para o vestibular do ENEM.

O ENEM e todo o seu sistema que o envolve vem ganhando um destaque de muito mal planejado e falho, com exceção do PROUNI, que este, muito ao contrário do SiSU, vem demonstrando ótima funcionalidade.

Para minimizar os problemas, deveriam ser investidos mais em tecnologias para aumento de acessos no sítio do SiSU, suportando a grande massa de vestibulando ou então controlando os acessos dos candidatos pela página do SiSU (o que foi efetuado nos últimos dias de inscrição, limitando o acesso por vinte minutos, mas não foi muito adequado, pois o número de inscritos eram superior e necessitavam de maiores complementos como diminuição do tempo de acesso ao website, por exemplo) , além da possibilidade de criar uma página de acesso interligada para cada região do Brasil como Sudeste, Nordeste, Sul, por exemplo, dissipando os acessos que se concentram hoje em uma única página.

Devem ser estudadas as medidas de prevenções desses possíveis problemas cautelosamente, não se podem pensar de forma alguma em aplicar a prova do ENEM a cada seis meses sem antes resolver estes problemas pendentes e que se não forem revistos e analisados vão continuar!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Postagens - AVISO

Olá, vim avisá-los que a partir de hoje, estarei atualizando o blog com novos posts a cada domingo, ou seja, uma vez por semana, mas garanto a vocês que não deixarei de postar da mesma forma que fiz na última vez, espero que eu seja compreendido e aqueles poucos que tem o costume de visitar este blog não parem de acompanhar-me, vejo vocês então todo Domingo e mais uma vez, por favor, não parem de acompanhar que eu também não deixarei vocês na mão.
Abraços a todos!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Faltam verbas para a Saúde, Segurança e Educação.


Estamos cansados de saber que faltam investimentos nos mais diversos setores como Saúde, Segurança e Educação.

O governo tem o dever de direcionar verbas para esses três setores fundamentais para o desenvolvimento do país, lembrando que o quesito emprego faz parte da educação de forma indireta.

Na saúde, estamos “habituados” com situações de grandes filas para atendimentos, má qualificação dos profissionais que inclusive geram mortes, além do mau atendimento que recebemos constantemente quando nos dirigimos á algum posto de saúde ou pronto-socorro. Isso seria de responsabilidade dos políticos que elegemos?

Na segurança, ocorre a falta de policiais e viaturas para as rondas, observamos casos de policiais aceitarem propinas, há também os que erram o tiro e acerta na cabeça de uma criança inocente, além dos policiais que possuem um outro emprego para poder tornar suficiente o sustento da família. Isso seria de responsabilidade dos políticos que elegemos?

Na educação, noticiamos fatos em que o aluno esfaqueou o professor devido á uma baixa nota obtida, além de também faltar professor em determinada escola por meses ou então aquele professor assíduo ser indiciado pela polícia por espancamento e molestamento do menor. Isso seria de responsabilidade dos políticos que elegemos?

Tudo isso é pouco e resumido, pois daria um livro de muitas páginas sobre esses problemas que estão se tornando muito frequentes no cotidiano da sociedade. Em geral, todos esses problemas possuem apenas uma fonte: O Governo junto de sua administração errônea gerando sua incompetência.

Pouco me importo com aqueles que afirmam sobre as muitas despesas e gastos que estão tendo e consequentemente tornando inviável a liberação de verbas para melhoria, pois a administração governamental em sua maior parte resume-se em briguinhas entre partidos opostos em que votações para melhorias dos setores são barradas e desta forma, um partido põem a culpa em outro gerando sofrimento maior para a população com essas desavenças fúteis e de mau caráter. Justifico também os enormes gastos em Precatórios (Ordens Judiciais para o pagamento de dívidas trabalhistas, desapropriações, processos alimentares, cíveis e de outras espécies) que podem ser muito evitadas, além, é claro, das aprovações de aumento salarial para os parlamentares que reajustaram seus próprios salários em 62% (deputados), 134% o salário da Presidência e 149% dos ministros.

Em suma, a partir do momento em que verbas forem liberadas em quantidade suficiente para esses setores, teremos policiais extremamente eficientes em grande número pelas ruas, professores selecionados e bem qualificados para impor a disciplina e ensinar á todos gerando maior número de indivíduos empregados com nível superior, profissionais da saúde com qualificações e filas de espera praticamente inexistentes nos hospitais, trazendo maior conforto para nós no momento em que mais precisamos, além de outros diversos benefícios.




domingo, 16 de janeiro de 2011

Inscrição SiSU começou hoje utilizando-se a nota do ENEM 2010


Mais uma vez se iniciam as inscrições para as faculdades e universidades que aderiram ao ENEM através do SiSU e mais uma vez o “velho e bom” congestionamento da página ocorre. São muitos alunos correndo atrás de seu sonho em conquistar uma vaga em alguma instituição de nível superior e eu não fico de fora dessa verdadeira “maratona”, o que consequentemente trava a página de acesso ao SiSU devido aos inúmeros acessos simultâneos. Da mesma forma em que ocorreu com o SiSU no ano passado, está se repetindo hoje (Confira o meu primeiro post sobre o SiSU em janeiro de 2010).

O resultado do ENEM desse ano foi o único em que me motivou para continuar a buscar o máximo nos estudos, pois em relação ao ENEM de 2009, obtive resultados positivos, demonstrando para mim que, apesar de um ano com muitas dificuldades e muito conturbado, alguma experiência eu obtive, estou muito satisfeito. Abaixo seguirá as notas que obtive no ENEM 2009 e 2010.

Resultado ENEM 2009:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 598.8
Ciências Humanas e suas Tecnologias - 582.7
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 586.5
Matemática e suas Tecnologias - 607.9
Redação - 725.0

Resultado ENEM 2010:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 653.4
Matemática e suas Tecnologias - 575.7
Ciências Humanas e suas Tecnologias - 662.4
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 617.4
Redação - 925.0

Minhas notas podem não ser suficientes para o curso de Medicina, mas estou feliz com elas assim mesmo, pois é subindo degrau por degrau que alcançamos o objetivo.

Observa-se que a nota maior foi na redação, o que me deixou muito surpreso, pois não aguardava uma nota tão boa assim. Quando fiz o ENEM 2010, decidi mudar de tática no último instante dando certa prioridade para a redação, o que resultou em problemas com o tempo de prova e em consequência chutei muitas questões de Matemática e suas Tecnologias sem mesmo ler o enunciado. No dia seguinte, passei o rascunho da redação a limpo e enviei para a secretaria do cursinho marcar um plantão de redação, pois gostaria muito de ter uma ideia sobre minha possível nota na redação. A professora que corrigiu minha redação no cursinho, no dia do plantão, disse-me que eu havia fugido do tema e concedeu nota 5 (máximo 10) e ainda afirmou que seria muito difícil conseguir uma nota considerável mesmo com um corretor de bom humor porque eu cometi o erro mais grave que seria a fuga do tema, desde então, fiquei muito triste, investi tanto na redação para no final ouvir que fugi do tema e minha nota ir para o espaço. Comentei sobre o plantão de redação com minha família e fiquei triste e não esperava mais nada do ENEM.

Mas você viu ao longo do texto que nada disso aconteceu, ela estava muito enganada quando entrei anteontem no site do ENEM e conferi minha nota de redação (pulei de alegria), agora vou fazer questão de levar a nota ao cursinho e mostrar a ela. 


Só não se esqueçam de que as críticas, sugestões e elogios são sempre bem-vindos e podem colaborar muito para a evolução deste blog! Podem enviar por e-mail ou pelos comentários! Grato.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prejuízos causados pelas Chuvas.


Não posso deixar de comentar com você sobre um assunto que ganhou destaque em capas de jornais e sendo muito discutido na mídia televisiva, estou dizendo das chuvas intensas neste início de ano que provocaram alagamentos, assoreamentos e desmoronamentos causando mortes principalmente na região Sudeste, vale lembrar que da mesma forma aconteceu em Angra dos Reis no Rio de Janeiro uma tragédia bem semelhante no início do ano passado.

Chuvas com frequência são comuns no verão, mas como o planeta vem sofrendo alterações diante do aquecimento global, elas são intensificadas e prolongadas causando prejuízos à população.

Todos estão carecas de saber que o aquecimento global não é novidade, é um dos maiores problemas que a humanidade tem que resolver por conta da dominação do próprio homem sobre a natureza de forma invasiva, Albert Schweitzer (ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1952) deixa explicito o que acabei de afirmar em sua frase: “O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos”

Gostaria, antes de qualquer critica ao governo, parabenizar a iniciativa mais do que fundamental da atual Presidenta Dilma Rousseff em visitar o Rio de Janeiro para verificar pessoalmente a situação em que se encontram algumas das regiões mais afetadas, quero poder acreditar que algumas das medidas que a presidenta possa tomar sejam de alta eficácia para ajudar as vítimas das enchentes que tiveram todos seus bens conquistados com muito trabalho levados pela água.

Para resolver esses problemas que estamos presenciando atualmente, seriam necessários enormes investimentos por parte governamental e também levaria muito tempo para que fosse cumprido devido a grande limitação que o sistema político possui, no entanto, várias pessoas são vítimas dessas catástrofes naturais enquanto somente iniciativas de reparo dos danos são realizadas.

Não há infraestrutura urbana planejada nas cidades principalmente como São Paulo em que observamos o Rio Tietê e ao lado a via expressa Marginal Tietê, casas, comércios, arranha-céus e nenhuma mata-ciliar, além de muito esgoto e lixo, é claro. As leis ambientais são muito brandas e possuem pouquíssimas fiscalizações, as pessoas que são pegas por algum ato infracional com o meio-ambiente são na maioria das vezes submetidas a pagarem multas e continuarem livres por aí.  Falta de maiores investimentos na área de recicláveis e educação também são fatores que tem seu lado negativo nessa participação perigosa para o meio-ambiente.

No entanto, como observamos, serão necessárias várias modificações no âmbito legislacional, educacional, ambiental e infraestrutural para que as enchentes cessem e que a chuva não traga más lembranças para a população afetada, pois a chuva é divina e faz parte de um ciclo que é vital para todos os seres vivos. 

Enchente na Rua do Porto, Piracicaba-SP
 Obs: Vale lembrar que para aqueles que não tiveram problemas com as inundações e tenham condições em ajudar procurem o órgão responsável da região e doem alimentos e roupas para aqueles que mais necessitam praticando a solidariedade.

Se você quiser conferir mais imagens indico-lhe este site abaixo em alta resolução, dê uma conferida:

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Retorno do blog.

Olá meus queridos leitores, após muito tempo afastado das interações com este blog, resolvi por em prática a minha escrita cotidiana novamente. Acredito que com o passar do tempo em que o blog ficou inativo, os poucos leitores que o visitavam acabaram abandonando-o também, assim como eu fiz. Você deve ter formulado uma pergunta de o porquê inativei o blog, respondo-lhe com a seguinte frase: "A preguiça é a maior inimiga da vitória". Dedicar-me com postagens semanais no blog não me atrapalharia, pois conseguiria o tempo em meio das muitas horas de lazer que não "abria mão".
 Os lazeres excessivos desnecessários junto com os piores acontecimentos de minha vida em que me acometeram no ano de 2010, fizeram-me distanciar por mais aquele ano do meu sonho que ainda permanece comigo de cursar medicina.
 O ano de 2010 foi realmente complicado, vou explicar resumidamente e rapidamente, pois não há como explicar um ano inteiro em apenas um post como tentativa de "correr atrás do prejuízo".
 Após o dia 3 de Março de 2010 (o meu último post avisando que não retornaria por tempo indeterminado), passei a continuar a estudar o máximo e com a vontade de passar em medicina ao final do ano, mas os obstáculos começaram a vir. Acordei muito mal no dia 27 de Abril e mesmo assim fui ao cursinho, pensava que era uma má digestão da noite anterior e ignorei, mas conforme as horas foram passando a dor começava a aumentar e tive crises de ânsia, minha amiga Laís (que fez a segunda fase da USP recentemente e tenho certeza que irá passar para o seu curso que tanto ama.) sugeriu que fosse para casa, pois não adiantaria ficar no cursinho e não prestar atenção devida com a dor que estava sentindo na região abdominal, fui para casa, tomei alguns remédios para digestão e nada funcionou, enfim, o resultado foi uma cirurgia de apendicite de emergência que foi descoberta somente após a segunda consulta médica (o primeiro médico afirmou que era gastrite nervosa) dia 1 de Maio, desde então o médico me afastou das atividades por um mês, e lá se foram meus estudos, após todo esse tempo, recuperei bem e retornei ao cursinho dia 1de Junho, mas estava muito perdido, pois havia muita matéria ficada para trás, decidi estudar o básico que entendia e levar até as férias de Julho para depois retornar no segundo semestre com todo o gás para a rotina novamente. Então a vida me prega outra peça, meu pai que sempre se preocupou comigo e me amou, começou a ter um quadro de icterícia notável em Julho, fomos atrás para descobrir a fonte do problema, após muita consulta dentre as quais se resultaram em exames para diagnóstico de Cirrose Hepática e Hepatite B, optamos por pagar uma tomografia computadorizada (T.C), pois pelo SUS iria demorar meses, quando chegou o resultado dia 21 de Julho, fomos buscar e fui o primeiro a ler a interpretação do exame e com meus conhecimentos de Enfermagem fiquei estático quando o que eu mais temia e não contava pra ninguém era verdade: "Neoplasia localizada na Cabeça do Pâncreas", após o resultado fiz o que eu pude e chorei até não saírem mais lágrimas e dei meu último Adeus no dia dos Pais, quando  faleceu por conta desse câncer fatal.
 Perdoe-me leitor, por não explicar detalhadamente os fatos, pois foi muito dolorido para mim e continua até hoje, mas com um diferencial que é a administração desses sentimentos que adquiri e passei guardá-los em meu interior deixando-os em um profundo sono para que não acordem e venham à tona as mesmas sensações que presenciei.
 Desde então, cresci muito e amadureci demais com os acontecimentos e estou pronto para mais uma etapa e jornada para medicina que não vou desistir nunca.