domingo, 31 de janeiro de 2010

Um dilema

Meu cursinho se inicia no dia 22 de Fevereiro, ontem o diretor conversou comigo a respeito de muitas coisas como dicas, apresentações e entre outras, em uma delas ele afirmou desejar resultados, querendo que eu esteja sempre presente nas aulas e estudando muito, realizando todos os simulados que eles propõem, pois ele quer perceber que eu realmente mereço a bolsa de estudo que ele me deu, ele irá conferir todos os simulados que realizarei pessoalmente e observará se eu estarei indo bem, mas ao contrário, se começar ir mal, faltando alguns dias do cursinho e não estudando o suficiente, ele irá diminuir minha bolsa, ou seja, estou na "mão dele" e o que me resta é estudar muito também, pois vontade não me falta para Medicina! O que for ter que ser, será!
O que pode me chatear, é que provavelmente terei que realizar o trancamento da matrícula do meu curso técnico em Enfermagem, pois no cursinho pelo qual fui matrículado no período matutino, tem aulas complementares e aprofundamento da matéria no período vespertino, podendo me prejudicar se eu continuar nesse curso técnico, estou sentindo muito por isso, mas acredito que será inevitável, às vezes é necessário sacrificar algo para poder conseguir nosso objetivo. Preciso analisar isso com mais calma, mas acredito que está tudo mais claro em minha concepção, foi com uma pergunta ( Para o que você tem prioridade?) que o diretor me fez, após expor esse obstáculo (ter o curso técnico no período vespertino), que acabou me levando a refletir mais sobre o caso e ter mais a certeza que agora é o momento do estudo para o vestibular de Medicina.
O que eu tenho convicção é que vou agarrar com todas as forças essa oportunidade que me apareceu, ter uma chance de cursar uma faculdade de Medicina aqui no Brasil mais próximo do meu sonho tornar realidade.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SiSU

Fiz a leitura dessa palavra inúmeras vezes durante a tarde e a noite deste dia, SiSU significa Sistema de Seleção Unificada e o objetivo de um cadastro no site do SiSU é para aqueles que fizeram o ENEM e queiram se inscrever para alguma faculdade que tenha o ENEM como processo seletivo único e concorrer à uma vaga na faculdade. O problema é que na nossa bandeira nacional está escrito ordem e progresso, mas não passam de meras palavras impressas em uma bandeira, muitas pessoas como eu, inclusive algumas com tempo maior de antecedência passaram o dia todo tentando realizar o cadastro no site, que estava congestionado devido as inúmeras tentativas de acessos. A questão é que todos responsáveis por isso são tão inteligentes ao extremo, tendo em mãos a estimativa de quantas pessoas realizaram o ENEM e mesmo assim elaboram um web site ridículo em que só permite duzentos mil acessos simultâneos e de forma centralizada, e a pergunta que fica é por onde estará o outro restante? São aproximadamente um milhão e meio de pessoas tentando o acesso no SiSU para concorrer à vaga em uma faculdade. Ainda tenho o desprezo de ler algumas notícias que o MEC divulgou informando que o sistema estava normalizado para o acesso e que o tempo para inscrição não será adiado.
Muitos candidatos que acompanhei na comunidade do orkut do ENEM estão nervosos e decepcionados, surgiu até boatos de possíveis suicídios e presenciei candidatos que não possuem computador em casa e gastaram uma fortuna na lan house tentando o acesso sem ênfase. Agora à pouco visualizei no site que o sistema entrou em manutenção e irá reabrir as inscrições novamente amanhã às 6H, mas como os responsáveis são ótimamente organizados, o sistema entrou em "manutenção" faltando ainda uma hora e alguns minutos para o término, causando mais fúria entre os candidatos que não conseguiram realizar o cadastro.
Realmente fico extremamente decepcionado com o Brasil de uma forma geral, vemos como são essas organizações e como tudo funciona neste país, de forma precária e sem os devidos conhecimentos, alguns tem a coragem de afirmar que o sistema é ótimo (me dá vontade de jogar uma pedra em alguém que afirma isso), com todos esses fatores negativos, ainda presenciamos na TV as propagandas que o governo faz referente a melhoria da educação, é uma lástima que isso ainda acontece no nosso país, posso dizer que esse é o Brasil !

 Assista este vídeo do youtube abaixo, é de um candidato que se revoltou com o nosso irreverente SiSU (só rindo mesmo para não chorar) 

 Vídeo de um candidato revoltado com o SiSU

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

11 dias para aprender mais sobre a vida


Faltam onze dias para o início das minhas aulas de estágio em hospitais como técnico em enfermagem, minha turma e inclusive eu estamos na expectativa e ansiosos de saber como será, questionamos receosamente em torno da escolha da equipe que vamos compor (seremos divididos de dez em dez alunos) e estamos torcendo para que sejamos sorteados juntos com as pessoas que temos mais contato e afinidade. O estágio, além de me proporcionar a decisão e a escolha da profissão que eu quero seguir (medicina), vai me ajudar muito no meu crescimento "moral". Algumas pessoas inclusive dão opiniões para que desista do curso técnico e me dedique inteiramente ao cursinho, mas ao meu ponto de vista é fundamental enfrentar e sentir um pouco na pele essa situação que o estágio oferece, pois vou conviver com pessoas que estarão em situações piores que a minha, além de presenciar a dor da morte de uma pessoa, que infelizmente em muitos casos é impossível de deter. Pretendo começar o estágio com o máximo que eu puder "doar" de mim, irei fazer de tudo para salvar a vida, ajudar aquele que mais necessitar, orientar e também proporcionar saúde. Ainda em torno de tanto sofrimento desejo sentir o prazer daqueles que sobreviveram me sentindo satisfeito e útil para eles, com esses fatores, passarei a dar maior importância para as poucas coisas que possuo e ainda servirá como combustível para chegar em casa e lutar pelo meu sonho ainda mais, junto com o estágio lutarei com o cursinho tendo em visão o máximo de aproveito para tentar ingressar futuramente em uma faculdade de Medicina, pois esse é meu sonho, e desistir? Jamais!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mais uma lembrança

Se não bastasse a reminiscência anterior, obtive mais um flashback das ações que me fizeram feliz, mas dessa vez foi ouvindo a música que ouvira de segunda-feira à sexta-feira de forma rotineira que me apareceram essas lembranças.
Estava na segunda série do ensino médio, quando realizava ainda o meu curso técnico de administração, saia da escola de ensino médio às 12h30min com aquele sol "rachando" e me dirigia para o carro onde minha irmã me aguardara para me conduzir até a escola técnica que iniciava às 13 horas, por questão de tempo, meu almoço era dentro do carro, ouvia música do grupo exaltassamba (sim, sou bastante eclético para quem ouve música dance também) e acabou marcando, porém essa rotina durou pouco tempo, mas foi o suficiente para se tornar inesquecível, era a minha primeira vez em que passava em período integral fora de casa para fins de estudos.
Conheci pessoas excelentes na turma de administração do curso técnico, me acompanharam muito, me deram muito apoio para as minhas dúvidas inclusive na minha "troca" de área, tive a oportunidade de me amadurecer ainda mais com os meus colegas que já tinham seus trinta anos e com aqueles que enfrentavam os piores problemas, comum nos dias de hoje, jamais me esquecerei deles, pois aquela época foi realmente muito divertida, posso dizer que valeu a pena!
 Finalizo este post com uma frase que me marcou para sempre da minha professora de contabilidade Alda:
"Tem pessoas que nascem com um certo dom, e se você quer, você consegue, sempre terá um lugar para você lá na frente e com certeza conseguirá esse espaço, pois tudo conspira ao seu favor quando se quer"

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reminiscências do tempo

Olá leitor! Acordei meio-dia e não demorou muito para que minha mente começasse a lembrar de alguns fatos do passado que hoje, me enchem de prazer.
Estava lendo uma notícia no jornal no qual diz respeito ao intercâmbio, terminei a leitura e logo parei para pensar e refletir, ah... Como era boa aquela época em que eu tinha zero-responsabilidade, lembro-me ainda que no sol já poente o sinal da escola de ensino fundamental soava e eu com meus colegas de classe corríamos em direção à saída felizes da vida! Eu entrava no carro e meu pai ia nos guiando em direção ao nosso doce lar, chegava em casa por volta das dezoito horas, colocava aquela comida deliciosa que mamãe fizera sobre o prato, pois estava faminto de um longo dia de escola, e me dirigia para o quarto para assistir o programa chaves no sbt, a iluminação do sol poente batia na janela e refletia sobre o quarto iluminando-o de uma forma bem confortante, eu confesso que era realmente muito bom esse momento, respirava aquele ar um pouco mais frio, pois já estava anoitecendo, realmente adorava aquele momento. Quando terminava essas etapas fundamentais e sagradas eu tinha duas opções para escolher, poderia sair de casa e ir brincar na rua com meus colegas ou então ficar em casa no computador brincando nos jogos eletrônicos, na maioria das vezes eu ficava em casa, nunca tive o costume de ser uma pessoa que sai muito de casa (sim, eu sou mais caseiro que baladeiro), prefiro um dia de frio e chuva com um filme ou uma boa leitura do que um dia ensolarado com festas. Quando eu optava por sair na rua, brincava com meus colegas de taco de rua (que por muitas vezes as bolinhas de tênis iriam parar nos telhados das casas), ou então brincadeiras mais básicas mesmo como pega-pega ou esconde-esconde. Ajudei uma vez em uma dessas "escapadas" para a rua um colega chamado Wariston, eu dei conselhos e ajudei-o no relacionamento com os pais que naquele momento estava tenso por uma leve discussão que não me recordo muito bem qual foi, enfim me senti feliz de poder ajudá-lo e ele ficou um pouco mais pra "cima" com a sua auto-estima.
E assim era grande parte do meu dia-a-dia nesse período, feliz e sem preocupação!.
Ah... Esse tempo...


"Aproveite cada minuto de sua vida, pois tudo que é bom dura tempo o bastante para se tornar inesquecível!"

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Meu primeiro post e meu último "CFC"

Olá meu caro leitor, meu primeiro post finalmente neste meu novo blog, é a primeira vez que faço um blog e pretendo divulgar para você um pouco dos acontecimentos do meu dia-a-dia, mas de uma forma bem "light" sem me expor muito, pois sabemos que não é seguro ficar se expondo excessivamente por esse "mundo cibernético".
Demorei um bom tempo para poder escolher um título que tenha algum significado lógico para minhas postagens, esse título significa exatamente o que quero passar para vocês, esse blog será como um desabafo ou como um diálogo, como queiram, em que colocarei todos os fatos e acontecimentos e realizarei reflexões acerca do mesmo com o fim de poder compartilhar com vocês o que sinto. Mas enfim, vamos colocar o lápis no papel, ou melhor, vamos colocar os dedos no teclado.
Aproximadamente duas semanas atrás, não me recordo ao certo o dia, dei entrada pela primeira vez com o pedido da Carta Nacional de Habilitação e hoje foi cumprida uma das etapas das exigências: terminei meu último dia depois de ter passado nove longos e cruéis dias realizando as aulas obrigatórias de CFC para dar entrada no agendamento da prova teórica, confesso que foi até legal as aulas, porém ter que acordar cedo ainda mais em épocas festivas (férias, ritmo de Carnaval) e aturar aquelas aulas é realmente tarefa difícil de realizar, ainda mais ter que acordar inclusive de sábado, eu que sou um pouco "bicho preguiça" para essas coisas tive que ligar o despertador do celular e deixar meus pais alertados, pois nem sempre o despertador dá conta do recado. Mas, ás vezes, um bem humorado instrutor deixa as aulas mais interessantes, descontraindo-nos no momento e nos fazendo perder a noção do tempo, mas esse não foi meu caso, além dos dois dias em que troquei de sala e que posso dizer que valeu à pena.
Lembro-me que olhava quase a todo o momento para o relógio para ver o horário, meu Deus! Como desejaria que o ponteiro se encontrasse às 11h45min e ainda me faltava mais uma hora e trinta minutos, realizei vários simulados e fui muito bem em todos, inclusive no último que efetuei. Posso dizer agora, que falta pouco para as aulas práticas !!