domingo, 28 de fevereiro de 2010

Um ato ridículo chamado Bullying

Há uma quantidade significante de alunos das mais variadas escolas que praticam bullying, isso deve ser solucionado imediatamente.
Bullying tem significado daquele que ofende, humilha e inclusive agride outros estudantes, além das demais palavras chulas que caracterizam o bullying. Ocorre com maior frequencia nos ambientes estudantis (salas de aulas, corredores escolares, pátios, etc), porém, houve nova adaptação e essa prática ridícula acabou aparecendo também na internet (Cyberbullying).
Um dos grandes problemas do bullying é devido ao prejudicamento sofrido por aqueles que geralmente não tem o costume de desrespeitar os outros alunos, pois vão à escola para obter o conhecimento, é claro (essa é a função da escola).
O sujeito que realiza o bullying, na maioria das vezes, possui uma concepção de querer chamar a atenção dos demais que estão em sua volta, demonstrando superioridade através de seus atos insignificantes, mas para ele, retribui uma ótima satisfação e prazer. No cyberbullying, funciona da mesma forma, mudando apenas o ambiente em que essa ação é executada.
No entanto, para resolver este problema grave que pode levar até a morte, as escolas devem criar programas de consciência acerca do bullying e adotar regras mais rígidas para quem pratica. Os pais também têm um papel importante, pois é na educação dos pais aos filhos, que tudo se inicia.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Muito tempo passou desde a primeira aula de direção prática

Meu último post relacionado foi em 5 de Fevereiro deste ano, desde então, muito tempo se passou e vários posts foram divulgados com outros temas e ideias, mas aproveito hoje, um dia especial para estar expondo um pouco de forma resumida os dias em que obtive as aulas de direção prática e como fui no decorrer de mais esta etapa para conseguir a CNH.
Meus primeiros dias de aula prática foram um pouco difícil, como afirmei no meu último post sobre este tema, dificuldades surgiram, mas foram diminuindo com o passar do tempo e das aulas, comecei a pegar bem o equilíbrio de embreagem, acelerador e o freio. Aconteciam alguns problemas no decorrer das aulas, por falta de atenção ou mesmo por "esquecer" o pé no acelerador, por exemplo. Portanto, o objetivo era reduzir esses erros ocasionais cada vez mais até praticamente desaparecerem do hábito de dirigir (não desapareceu muito, apesar das 24 aulas que tive). Treinei muita subida em rampa, estacionamento e balisa.
Nos meus últimos dias de aulas, consegui o certificado e agendei meu exame prático que foi realizado hoje, havia tomado uma aula no dia anterior e estava um pouco confiante, porém nervoso com o que estava por vir.
Hoje, cheguei à área de exames aproximadamente às 8h e terminei o exame às 11h, fui o primeiro aluno do carro a ter que realizar o percurso, assinei meu nome em uma lista e o examinador que parecia ser bem educado por sinal me avisou para seguir em frente e realizar a primeira parte do exame que seria o percurso, não poderia tomar quatro pontos, caso contrário, seria reprovado e não passaria para a segunda etapa que seria a balisa. Durante o percurso, ele me indicou para estacionar logo em uma rampa, estacionei e finalizei o procedimento, me deu permissão para seguir com o carro e logo estacionar em uma rua comum, mas obtive grandes problemas para sair da rampa com o carro, pois estava muito nervoso e não conseguia sentir a embreagem adequadamente, mas no último instante obtive êxito e segui em frente, não fui reprovado e fiquei com três pontos. Na segunda etapa, tive que fazer a balisa, mas teria que fazê-la sem errar absolutamente nada, pois já havia os três pontos acumulados e apenas um erro seria o suficiente para ser reprovado. Com sucesso, apesar de grande nervosismo, consegui com êxito fazer a balisa e fui aprovado. A experiência de dirigir, nós pegamos no dia a dia do trânsito. Fiquei muito feliz pela aprovação e agora afirmo que um grande peso saiu de minhas "costas".

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Os dois primeiros dias letivos da semana

Um pouco de conhecimento sobre os tipos de vírus como o Vírus RNA com sua diferença em relação ao Retrovírus (baseado em uma questão da FUVEST); um pouco sobre a origem de Portugal e todo seu antecedente, além de sua relação às invasões bárbaras (muçulmanas); todo o processo e diferenças estruturais e químicas de uma célula procariótica e eucariótica através da Citologia; aprendizado de novos termos como Cromatina, Hemaglutinina, Neuraminidase, RNA Polimerase; alguns maiores aprendizados e dicas acerca de características e preparo para a FUVEST com obras Literárias de fases diferentes e suas respectivas semelhanças quanto à escrita medieval como Redondilhas, Heptassílabas (características quanto à forma), Maniqueísmo e Cultura Primitiva (características quanto ao conteúdo). Houve algumas matérias a mais e alguns temas desenvolvidos pelos professores somente nesses dois primeiros dias, não me convém estar expondo todos aqui detalhadamente. Quanto à diferença grotesca de aula em relação ao meu antigo Ensino Médio em escola pública, posso afirmar com toda certeza que foi realmente muito melhor que nos meus últimos anos, nunca obtive uma aula dessa forma, isso é de fato considerado uma AULA, pela primeira vez obtive o prazer de estudar, aprender facilmente os termos e compreender as matérias que os professores passam, além de serem ótimos e competentes, os professores tem um ótimo senso de humor e não deixa a aula cansativa e séria por muito tempo, sempre estão descontraindo a sala para poder seguir em frente com a matéria. Quanto ao meu sentimento, posso afirmar que não fico arrependido nem um pouco, estou simplesmente amando estudar neste colégio, observar como as coisas são relativamente fáceis de conseguir aprender e ir bem no dia do vestibular, basta um pouco de concentração, raciocínio e dedicação que tudo segue conforme os seus passos. Desejo boa sorte para quem irá começar o cursinho em breve, quero advertir e compartilhar com vocês uma dica que o diretor do colégio me concedeu, ele afirmou que é normal sentirmos uma vontade imensa de estudar logo no começo, mas ele nos pede para que use o "gás" do estudo e entusiasmo com moderação, não comece estudar em demasia logo no começo, vá aumentando gradativamente até o seu limite, pois chegará uma hora bem cansativa e as matérias se tornaram bem mais complexas.
Agradeço aos leitores que realizam a leitura dos meus posts todas as vezes em que publico.
Aproveito também para deixar um agradecimento especial pela consideração que o meu amigo Pedro tem por mim, em que fui mencionado em um dos seus posts através do qual ele refere lembranças da época em que discutíamos sobre o curso de Medicina ainda no Ensino Médio. Obrigado Pedro!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Amanhã e hoje, dois grandes dias

Enfim, dia 22 já está aí, logo amanhã, quem me dera! Parece que passou tão rápido e agora o que me resta é curtir as poucas horas, também aproveito esse momento para ressaltar que estou muito feliz por estar conseguindo manter o blog atualizado frequentemente.
 Hoje está sendo um dia de tarefas para começar a se adequar ao que vem pela frente, o dia prévio de um novo começo; é o dia em que retiro do fundo do armário a minha mochila e fichário, os limpo, raciocínio sobre os horários a cumprir e compromissos do dia seguinte, é também o momento de ajustar o despertador retornando os ponteiros de alarme aos mesmos horários que foram seguidos durante muito tempo no meu Ensino Médio, além de ser hoje o dia de se refletir e posicionar psicologicamente ao que me espera logo "ali em frente". Aconteceram inclusive hoje dois fatos que gostei muito; o primeiro foi de ter mais uma hora reduzida, finalizando a tortura que o horário de verão nos oferece, pois odeio olhar no relógio e observar que são 19h50min tendo ainda a nossa estrela "de fogo" irradiando do céu o seu calor e sua luz para todos nós, além de outros fatores desagradáveis que não merece espaço neste post; o segundo é de ter saído uma matéria com minha participação em um jornal da própria cidade, o título da matéria era a sobre estudantes que enfrentam dupla jornada de estudos (já estava acostumado com esse ritmo), estudando em escolas distintas por meio período cada (realizava o meu Ensino Médio junto com o curso Técnico). Além desses dois fatos, irá acontecer mais um daqui algumas horas: irei reencontrar parte da minha antiga turma do colégio, pois a última vez que os vi foi há muito tempo atrás, estava ainda na terceira série aproximadamente quando houve um problema e tivemos que nos separar sem se quer nos despedir um dos outros, mas nos reencontramos por orkut, vamos hoje nos rever novamente e por a conversa em dia, pois se passaram muito tempo desde aquela época.
Com certeza, amanhã será um dia comum como qualquer outro para muitos leitores, mas para mim, será um novo começo, uma nova perspectiva, uma nova etapa em que começarei a lutar, amanhã começa a minha marcha para o campo de batalha, amanhã é que realmente começa a mudança dos meus hábitos e costumes seguidos durante mais de 10 anos. Amanhã começarei a por em prática o texto que levo comigo para todas as escolas que frequento e costumo guardá-lo com muito carinho:


Vestibulando de Medicina
Esta fase em sua vida pode parecer a pior já enfrentada por você. Fase em que você deve abdicar das futilidades que geram prazer e ter dedicação e disciplina para alcançar teu objetivo. Estudar enquanto seus amigos se divertem em baladas e reuniões descontraídas podem parecer um martírio. Deve ser dedicado. Somente a dedicação e perseverança te levarão à realização do teu tão esperado sonho! Os tombos, por mais presentes em sua vida um dia cessarão, é difícil dedicar-se um ano todo e na hora da vitória receber uma notícia desagradável, e mais um ano se repete, um ano de estudos, solidão e motivações. Mas a força existente dentro de você já o faz um vencedor, vencedor porque você é desafiador, não é para muitos enfrentar uma concorrência tão alta, colocar a cara a tapa e lutar por uma coisa impossível, assim julgada por muitos. A tua vitória depende do teu esforço e empenho pessoal, por isso nunca desista, tudo é possível na vida daqueles que acreditam que um homem é muito maior que o seu sonho!


E que venha o Objetivo!


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Decisão tomada com muita dificuldade

Como foi difícil despedir hoje de minha tão amada turma de Enfermagem, fiz o meu último estágio no mesmo setor que estava acostumado aqui no hospital da região; cuidei dos meus últimos pacientes, fiz meus últimos relatórios, orientei o máximo possível e ofereci suporte aos mais necessitados, além dos últimos encaminhamentos para o centro cirúrgico; foi tudo tão cansativo fisicamente, mas também tão entusiasmante psicologicamente que nem percebi o tempo passar, digo-lhe que esse período em que estagiei foi o mais aproveitado possível, não me arrependo nem um "pingo" de ter feito esse estágio e minha equipe foi simplesmente excelente. Adquiri inúmeras experiências, lições de vida e aprendizado
Infelizmente irei trancar pelo fato já explicado em um dos posts anteriores, dia 22 já está na nossa "porta" e irá começar a nova etapa, gostaria que os dias tivessem mais horas do que essas nossas 24 horas, poderíamos realizar inúmeros afazeres e ainda sobraria tempo, sem contar que para isso seria necessário um humano com maior capacidade para aguentar acordado (óbvio), mas vamos deixar de lado agora a ficção e vamos retornar aos fatos.
Como disse no início do texto, realmente foi difícil despedir, na saída vieram minha equipe (família) me desejar boa sorte nessa nova jornada, tristes, mas ao mesmo tempo estavam felizes por eu estar seguindo a minha vontade, o meu sonho de realizar e seguir a carreira que eu realmente quero. Jamais me esquecerei deles e nunca irei desacreditar de suas capacidades, pois eu afirmo que eles sim tem vontade e gostam do que fazem, podem ser de qualquer área da saúde (isso não importa, pois somos todos iguais), eles são realmente competentes e vontade não lhes falta.
Vou sentir muitas saudades!                                       

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Frio é bom e eu gosto

Ao contrário de muitos brasileiros, por estarmos em um país tropical onde o sol predomina quase o ano todo e esquenta bastante, eu sou a favor do frio, o preferindo muito mais ao invés do sol propriamente dito (sol que digo, não pense caro leitor, no sol em si, mas no verão e seu calor).
O calor me trás muito desconforto, o suor é constante mesmo estando parado em casa, também há a sede excessiva causada por perda de líquido consequente da desidratação através do nosso transpirar. Que horror! Ficar em casa com aquela roupa melando o corpo e aquele ventilador sem conseguir "dar conta", as janelas abertas facilitando ainda mais a entrada dos insetos que também ficam mais atiçados com o ar quente que o sol promove através de sua irradiação, além das inúmeras "jogadas de água" do chuveiro durante o dia e aquela luz do ambiente que parece aquecer ainda mais o local durante a noite.
O frio, através de minha concepção, já não é tão impiedoso assim, gostaria que o Brasil fosse um país de clima predominantemente Temperado como é na Europa, por exemplo, mas devido ao aquecimento global, acredito que tudo está se alterando cada vez mais de uma forma muito descontrolada, nos proporcionando longos períodos de calor e outros longos períodos de chuvas frequentes, causando o que todos observamos nos meios de comunicações atualmente, bons exemplos disso são as enchentes, rios transbordando e outros tantos problemas relacionados com a água e o lixo. No entanto, não estou aqui para discutir sobre aquecimento global e outros mais temas de vestibulares; não agora, quem sabe em um post e momento oportuno que me vier a vontade; estou aqui para expor o meu desejo, vontade e minha opinião (caso acredite que desejo e vontade são palavras de mesmo significado deixando o post repetitivo e redundante, reflita melhor, meu leitor, ajudo-o com uma frase de Adélia Prado: “Eu não quero a faca e o queijo, eu quero a fome”, agora faça o resto, dei-lhe a faca e o queijo em suas mãos)
O Inverno é o melhor período de todos, aquele frio de congelar os pés, de colocarmos vários cobertores sobre a cama e de degustar aquela sopa deliciosa bem quente, eu sei que isso dá desgosto no calor, mas suplico que volte a ler este trecho quando estiver muito frio na sua região, leitor, e sentirás o contrário. Frio e chuva em conjunto é mais perfeito, com aquela garoa derradeira descendo do céu e pairando sobre o telhado de nossa casa fazendo aquele barulho mais sublime e gostoso de tranquilidade, acaba merecendo uma boa leitura confortavelmente sobre a poltrona ou o leito. Ver as pessoas todas amarrotadas de roupas nas ruas nessa época é muito legal, ainda mais se há neve como na Europa, adoraria pisar na neve e inclusive ter um momento de diversão brincando com a neve em qualquer canto, sem contar a paisagem, que se transforma significativamente, é tudo muito perfeito e gelado nesta época, até o ar nos dá a impressão de parecer mais fresco e purificado! Esse é o INVERNO!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Diabetes e Hipertensão Crônica

Dois fatores, se combinados, causam muitos problemas, é uma das preocupações de maior risco e a mais frequente no mundo contemporâneo.
Uma introdução básica do que é a Diabetes para os leigos: Diabetes é uma doença crônica causada por insuficiência ou deficiência de produção de insulina pelo pâncreas, resultando uma hiperglicemia e problemas em vários orgãos. A insulina é um hormônio que ajuda as células a usarem o açúcar para produzir energia e, se não for suficiente, a glicose acumula-se no sangue, sendo eliminada, em parte, pelos rins através da urina. Existem dois tipos de diabetes: O Tipo I (Insulino-Dependente) e o Tipo II (Não-Insulino-Dependente), o pâncreas ainda produz uma quantidade significativa de insulina e pode ser controlada apenas com medicações
Vamos agora para Hipertensão: Hipertensão Arterial é uma tensão ou pressão muito elevada nas artérias. Esta elevação anormal da pressão é muitas vezes permanente (crônica).
A população está acostumada a ter hábito de vida sedentária, sem realizar exercícios, alimentanto de forma inadequada principalmente no consumo de alimentos com excesso de sal (lanches de fast-foods é um deles), o sal em excesso é um dos fatores de risco para elevação da pressão. Quanto ao diabetes é um pouco difícil de prevenir, pois na maioria das vezes é hereditário.
O maior problema é quando o paciente adquire essas duas doenças em conjunto e ele não está preparado, é nesse momento em que a eficiência do tratamento fica comprometida em mais de 50%, imagine um paciente que tem um hábito de vida comum nos dias de hoje, pelo qual todo final de semana come lanche e pizza, almoça antes do trabalho nos "McDonald's" da vida, "assalta" a geladeira no período da noite para comer aqueles quindins deliciosos e até mesmo um pudim de leite moça, além de desejar aquele brigadeiro de panela (hmmm...deu água na boca), tudo isso é uma tentação não é? Agora imagine um médico empurrando um monte de "nãos" (alguns médicos ainda realizam esse tipo de orientação) em virtude dessas duas doenças para você, limitando-o (a) de comer o que você sempre esteve acostumado. Mas pense comigo, caro leitor, você poderá comer deliciosos pratos de saladas com alface, tomate com algumas batatas cozidas, além de fritar aquele ovo com manteiga, comida sem sal,  doce somente Diet e sem exageros, substituição do açúcar pelo adoçante e outros mais. Observou o contraste? É realmente difícil controlar, o paciente deve ser reeducado novamente e para isso, ele tem que ter muita vontade mesmo de estar enfrentando esses problemas.
O bom é que a medicina está evoluindo cada vez mais, as técnicas e inclusive o modo de educar o paciente está sendo adaptada à cada dia de forma que está sendo mais aceita, a etapa inicial de abordagem do paciente atualmente não é da forma como foi dito no parágrafo anterior, atolando o paciente de "não pode isso, não pode aquilo", se falarmos isso com frequencia, o psicológico dele ficará abalado e ele passará a pensar mais naquilo que foi proibido e a tentação aumentará mais ainda, devemos conscientizá-los e informá-los que aquela trufa que ele tem no armário da casa por ventura, pode ser degustada sim, mas não inteiro, apenas um pedaço já seria o suficiente, e dessa mesma forma funcionaria para o resto do tratamento, fazendo com que o paciente não deixe de comer o que é mais gostoso através da moderação tornando o tratamento mais aceitável e eficaz.
O grande vilão dessa história é o problema do balanceamento em questão da nutrição do paciente que possui a Diabetes e a Hipertensão Crônica, infelizmente todo alimento que é produzido sem adição de açúcar, tem uma taxa elevada de sódio a mais do que o produto normal com açúcar como a Coca-Cola zero, por exemplo, isso faz com que o balanceamento fique comprometido, se optar por não comer alimentos com adição de açúcar, estará consequentemente ingerindo uma maior quantidade de sódio que elevará mais a pressão, prejudicando aquele que possui a Hipertensão e nos deixando com as "mãos atadas" diante desse obstáculo. Mas a evolução da medicina está cada dia mais nos concebendo maior conhecimento acerca da cura para essas doenças (já é possível) e acredito que logo adiante essas doenças vão ser mais curáveis e acessíveis à toda população que necessitar, melhorando significativamente a qualidade de vida da população mundial, e não se esqueça, pratique regularmente exercícios físicos.
Esse post é de caráter apenas informativo, se necessitar de maior conhecimento indico os sites abaixo, mas sempre procure ajuda médica antes de tomar qualquer decisão
Sociedade Brasileira de Diabetes
Portal da saúde

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dia 22 está por vir

Dia 22 de Fevereiro, assim que iniciar minhas aulas no cursinho, vou realizar algumas mudanças contínuas no modo em que vou divulgar os posts para meu leitor neste blog, não citarei de forma direta e toda "desconcertada" os acontecimentos da vida como costumo fazer nos posts que você lê atualmente, pelo contrário, passarei a utilizar esse blog para postar algumas dissertações, redações que irei treinar todos os dias para o vestibular, porém com alguns assuntos da atualidade, e também não deixarei de forma alguma de relacionar o meu dia-a-dia com uma dissertação, ou seja, vai mudar um pouco o estilo do meu post e alguns temas poderão ser um pouco mais distanciado dos fatos e acontecimentos da minha vida, mas posso garantir a você, leitor, que não irá se arrepender, pois pretendo melhorar cada dia mais minha escrita (eu sei que há muitos erros de concordância e de gramática) e aperfeiçoar a minha dissertação, não deixarei de lado o meu senso crítico, pretendo deixá-lo ainda mais forte e convincente através da argumentação. Espero que você continue acompanhando e agradeço a sua visita, nos vemos por aqui com mais um post em breve.

Algumas frases do dia em que achei interessante em estar compartilhando com vocês aqui neste espaço.
"O maior defeito do homem é fingir-se de cego para os seus erros, mas não de mudo para os erros do outros".

"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade".

 Tenha um ótimo final de semana.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A profissão e seu sentimento de impotência

Ser integrante da área da saúde com finalidade de ajudar as pessoas e manter a vida daquele que corre risco não é a "coisa mais fácil do mundo", essa profissão exige muito de nós, atuantes na área, para que sejamos profissionais e os mais competentes possíveis, não deveriam existir aqueles profissionais irresponsáveis que encontramos frequentemente nos hospitais e nos postos de saúde.
Sempre observamos aquele profissional que se considera "O Deus", mas não é bem assim que funciona, quer um exemplo prático? Imagine esse "Deus" sendo chamado para uma ocorrência em determinado leito de um paciente em parada cardiorrespiratória, é realizado as compressões cardíacas, porém sem sucesso, o paciente entra em óbito. É lançada a pergunta: o que aconteceu com nosso profissional da saúde "Deus"?
Ser humilde nessa profissão e competente é demonstrar que nós não temos controle da situação em alguns pontos fundamentais da vida de um ser humano, respeitando-os, chegamos em uma certa etapa do processo que não podemos mais garantir a sobrevivência desse ser humano, o problema é que nós sofremos com isso também, seja participando ativamente ou passivamente, nos sentimos impotentes, há muitos pacientes que não aguentam mais viver e por mais que você lute pela vida dele, ele nunca irá colaborar, mesmo fazendo durante 20 minutos exaustivos de massagem cardíaca ele não lhe dará resposta, é nesse momento que o corpo se entrega, a sensação é de frustração e impotência, vendo aquele biombo sendo aberto e o corpo coberto com o lençol branco, eu tenho aquele sentimento horrível de um profissional menos preparado, mas mesmo assim acontece esse imprevisto.
O corpo humano é fascinante e sábio, o que me deixa ainda mais motivado e intrigado é essa espécie de "magia" que há nessa área, é incrível como os fatos acontecem de uma maneira muito interessante, quando mesmo na hora da emergência o corpo se deixa levar tranquilamente mesmo sendo investidas longas horas de tentativas de ressucitações. Observamos essas condições frequentemente em pacientes com câncer, por exemplo, há aqueles conscientes e tranquilos que aceitam a doença e também notamos aqueles que não querem morrer de jeito nenhum e acabam ficando revoltados com a própria doença e ofendendo inclusive os profissionais que estão alí para ajudá-los.
A chave principal é respeitar o paciente até o último momento da sua vida e passar o maior conforto possível, pois há os pacientes que não querem falecer sozinhos no leito, pedem a presença de um profissional para ficarem as últimas horas conversando com ele até se deixar levar e isso deve ser preservado e priorizado com toda certeza.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Estágio

Tomei conhecimento do meu grupo na escola técnica, por sorte pudemos escolher com quem queríamos realizar o estágio, pressenti que agora o "bicho vai pegar", pois teremos apenas um dia por semana de aulas teóricas na própria escola e as aulas diretamente no hospital na forma de estágio durante quatro dias da semana, além das aulas adicionais aos sábados  (com a finalidade de ser cumprida a carga horária mínima necessária para o reconhecimento do módulo desse curso). Meu primeiro campo de estágio com minha primeira atuação iniciará na sexta, obtive um pouco de sorte devido ao fato de minha equipe ser selecionada para estagiar primeiramente em um hospital da cidade que eu desejava muito, os dois próximos dias serão de integração nos únicos dois hospitais públicos de grande porte que existem na cidade, recebemos orientações durante o dia e conhecemos as professoras que serão nossas "líderes" de estágio, fomos criticados e muito bem informados em questão da nossa postura e vestimenta adequada, como não usar uniforme amassado e não rejeitar aquilo que foi delegado pelo professor por exemplo. Outro grande problema que os professores ressaltaram também era em questão das faltas, não podemos ter mais que duas faltas durante o semestre todo, mesmo com justificativa ou atestado médico (não retira a falta, apenas justifica), poderá correr o risco de ser reprovado aquele que extrapolar nas faltas. Ainda haverá um dia por semana também em que sairemos às 19h, ou seja, uma hora mais tarde do que de costume, como você, meu caro leitor, acompanha todos os meus posts que publico quase que frequentemente neste blog, observará que aquele desejo de chegar em casa e ainda estudar para o cursinho não passará de meras palavras e acabará comprometendo o cursinho e meu sonho de realizar a tão sonhada faculdade de medicina.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Premonição 4 em 3D

Assisti ontem na última sessão o filme Premonição 4 em 3D de 82min de duração, acompanhado com meus amigos, o filme não foi o que eu esperava, ele acabou seguindo o mesmo enredo das versões anteriores, tornando-o enjoativo, sem muitas surpresas na conclusão desse longa, aguardava um filme com uma pitada maior de criatividade pelo diretor, é sempre aquela mesma "lista de ordem" para a morte, aquele protagonista que de repente começa a ter visões e aqueles acontecimentos tantos exagerados. Eles enfatizaram um pouco nos acontecimentos e na grande quantidade de sangue, foi o que nos deixou com um gostinho de satisfação, eram um tanto quanto emocionante quando acontecia de um motor de carro ser arremeçado e acabar indo amassar uma pessoa na arquibancada de uma corrida por exemplo. Acredito que para conseguir um pouco mais de reconhecimento, o diretor do filme deveria inovar um pouco e deixar de lado essa mesmice que já estamos acostumados a ver nesta série, infelizmente esse filme não vai ser indicado por mim a ninguém, a não ser pelo fato desses acontecimentos enfatizados pelo diretor no longa.

Amanhã se inicia o curso técnico

Último dia de férias, amanhã se inicia o meu curso técnico em enfermagem e vamos ter conhecimento dos nossos grupos e qual vai ser nossa primeira instituição de estágio, além das orientações básicas de comportamento no hospital, estou morrendo de saudade da minha turma, faz muito tempo que não nos vemos pessoalmente (salvo algumas exceções), mas nos comunicamos por telefone diversas vezes. Confesso que senti saudades de retornar naquela correria do ritmo de escola, estava um pouco entediado das férias, tirei minha mochila empoeirada de cima do guarda-roupa, limpei com um pano e agora falta organizar o material para amanhã, estou muito ansioso, vou retornar naquela escola que eu tanto gosto, ver os novos alunos de enfermagem e me ver refletido no meu primeiro dia de aula, passando aqueles seis meses de pura teoria e algumas aulas práticas no laboratório que valem a pena.
Amanhã será finalmente o momento que esperei, o estágio direto na instituição, posso não terminar o estágio por causa do cursinho, mas vou aproveitar o máximo o tempo que me resta.
Não vejo a hora que comece logo segunda-feira, irei vestir com muito gosto a camisa do curso técnico de enfermagem!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Primeira aula de direção prática e primeira vez Bixo Enem

Obtive a minha primeira aula prática de hoje em um Novo Gol, o meu instrutor foi muito legal comigo e me ensinou primeiramente os conceitos básicos, depois disso, sai dirigindo em um bairro sem muito movimento e treinando os percursos, conversava com ele alguns assuntos alheios e também sobre as aulas que vou frequentar, pois serão vinte aulas, sendo no máximo duas por dia (exceção para os dias em que não houver aula devido aos exames). Foi o meu primeiro dia em que peguei no volante de um carro para dirigir, a maior dificuldade que encontrei foi de poder dosar a embreagem de forma adequada, mas sem muitos problemas, o instrutor pelo menos expressou que estava indo muito bem para o meu primeiro dia de aula. Na próxima segunda-feira, será meu segundo dia de aula e posso garantir que é muito bom e estou muito feliz por aprender a dirigir e ainda mais para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação.
 Também foi hoje o dia em que recebi mais um ótimo resultado, passei na Universidade Federal do Mato Grosso para o curso de Pedagogia através da nota do ENEM no SiSU, não é o curso que desejo, porém, passar em uma Universidade Federal após frequentar uma escola pública precária, é ao meu ponto de vista, um ótimo resultado. Esse resultado foi divulgado logo de madrugada e quem me alertou é um amigo que estudava junto comigo e também havia passado para o curso de Física na Unipampa (nem comento para qual sistema de cotas ele se inscreveu ahaha), passamos quase a madrugada toda dando risada, foi muito hilário ver pela primeira vez nossos nomes em uma página do SiSU como classificados.
No entanto, não vou desistir do meu sonho que é de me tornar médico e para isso eu vou batalhar para vencer com meus aliados essa verdadeira guerra que está por começar daqui a pouco...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Exame teórico já foi

Realizei ontem às 9h o exame teórico obrigatório após as aulas do CFC para continuar com o meu pedido da Carteira Nacional de Habilitação e agendar, se classificado no exame, a minha aula prática. Para isso, tive que acordar aproximadamente às 6h para chegar lá 6h30min, pois minha amiga afirmou que a fila iria aumentar, o que ela disse foi confirmado, aumentou rapidamente, mas já havia garantido minha vaga e estava entre os primeiros da fila para realizar o exame, fiquei conversando com essa amiga que iria fazer o mesmo exame enquanto as provas eram preparadas no Sest/Senat, observei também na fila grande parte das pessoas que estavam na mesma sala do CFC em que eu estudava.
Fomos chamados e só seria permitido entrar de quarenta em quarenta alunos por sala, eram duas salas, o restante teria que aguardar as duas turmas terminar o exame para poder fazê-lo também. Conferiram o meu rg e assinei o papel, estava ansioso para que a prova começasse logo, sentei ao lado da minha amiga e pude fazer a prova ao lado dela. Os examinadores eram sem educação e um pouco secos, o que me deixou receoso foi o fato do preenchimento do exame, pois existe uma parte no exame em que está escrito "Ciretran: ______", o tal do examinador nos disse para preenchermos com o número 13 (treze) neste espaço, porém na lousa, estava 13ª (décima terceira), e eles tem "o poder" de reprovar inclusive por letra ilegível, minha amiga me disse que eles dão esta "orientação de preenchimento" para ver se consegue mais dinheiro com a nossa volta depois de quinze dias, coloquei 13ª e realizei a prova que na minha opinião não era tão fácil quanto todos os simulados que realizei no site do procondutor, fiquei nervoso, mas terminei o exame bem rápido.
Fiquei o dia inteiro em casa pensando no resultado dessa prova e confesso que um pouco extressado, pois não conseguia pensar e refletir se teria conseguido ir bem na prova.
Acordei hoje recebendo a ótima notícia através da despachante afirmando que teria passado no exame teórico e me questionando quando poderia marcar as aulas práticas, escolhi começar com aulas de carro em um novo gol que eles disponibilizaram amanhã às 2h. Estou muito feliz por isso e amanha estarei lá para começar a etapa que, acredito eu, será a mais legal.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Último dia da primeira etapa para inscrição do SiSU

Terminará às 23h59min de hoje as inscrições no SiSU, como afirmei no post anterior, o SiSU nos permite concorrer em uma das vagas disponibilizadas em faculdades federais como processo de seleção única através da nota do ENEM.
Devido ao congestionamento sofrido pelo SiSU na sexta-feira (o primeiro dia da inscrição), optei por acordar às 6h da manhã do sábado para tentar garantir a minha participação no sistema, minha nota do ENEM não foi lá essas coisas, porém fui acima da média (satisfatório para a situação de ensino público que enfrentava). Nos dias que seguiram as inscrições, o sistema obteve uma melhora significante comparado ao primeiro dia, possibilitanto o acesso mais rápido e mais eficiente dos candidatos.
Me inscrevi para o curso que me interesso (medicina) na Universidade Federal de Pelotas e a nota de corte se encontrava relativamente baixa, dando uma possibilidade de esperança (os milagres são bem-vindos!), conferi no mesmo dia as notas de corte das outras universidades que tinham o curso de medicina disponível, mas estavão maiores.
No dia seguinte, quando as notas de corte foram atualizadas, levei um verdadeiro susto, pois as notas de corte para medicina haviam subido em demasia, impossibilitando a minha chance neste curso que desejo, passei a procurar então uma universidade com o curso de Enfermagem, o menos concorrido que encontrei na Universidade Federal de Mato Grosso e acabei alterando a opção, permanecendo e aguardando pela próxima atualização dessas notas. Na segunda-feira, verifiquei a minha colocação e observei que estava dentro da nota de corte para o curso, fiquei feliz e permaneci na minha escolha, no entanto, tudo mudou-se repentinamente na terça-feira, quando verifiquei mais uma vez a nota de corte e havia perdido novamente a chance, pois havia aumentado ainda mais devido ao crescente número de inscritos, de imigrações de cursos e universidades. Devido aos fatos, decidi escolher o curso de Pedagogia na UFMT e acredito que dessa vez passarei, mas não realizarei o curso, somente estou me inscrevendo para observar minha colocação e poder expressar que passei em uma federal saindo de uma escola pública de situação precária de ensino. Se houver oportunidade e vontade, dedicarei um post na sexta-feira para o resultado dos classificados desse Sistema de Seleção.
Entretanto, este ano é sem chance para uma universidade, mas acredito que para 2011, minhas chances aumentará significativamente devido ao ótimo cursinho que realizarei e também à minha dedicação.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Amizade virtual

Dedico este post para contar um pouco sobre as amizades que conquistei e já faz muito tempo que ainda continuam de pé firme no chão, sempre estamos nos relacionando no msn ou em um jogo online que usamos para passar o tempo e descontrair um pouco.
Começou no ano de 2007, eu era viciado num jogo online de tiros em terceira pessoa e frequentava o servidor deste game todos os dias após chegar da escola de Ensino Médio, com isso o meu tempo se tornava curto, despercebendo ele ao meu redor e quando percebia, já era tarde demais,  necessitando de um repouso para acordar na aurora e ir à escola.
Os meus amigos que conheci, são de outras cidades do estado de São Paulo, fiz parte do grupo deles neste jogo no qual me relatei e minha amizade foi crescendo cada dia mais inclusive através do msn, o que eu me pergunto é como uma amizade como esta pode durar cerca de três anos e continuar ainda nos dias de hoje? A resposta que encontrei foi simples: Ambos temos algumas características em comum, nós aceitamos as mesmas brincadeiras que estamos sempre acostumados a fazer, sempre nos divertimos e ficamos "zuando" um com o outro, mas sem levar para o lado pessoal e sem ofender. Acredito que esse tipo de amizade se encaixou no meu perfil de agir e tanto que até hoje converso com eles constantemente. Um bom humor e boas risadas não fazem mal a ninguém, as brincadeiras podem ser as mais sem graças possíveis, mas nós temos nível de tolerância do mesmo teor e acabamos fazendo com que aquela brincadeira nos dê ao mínimo um riso no rosto, porém, ressalto que quando se é necessário conversar sério nós conversamos sem problema algum. Penso em um dia poder encontrar todos por aí e sairmos para dar aquelas gargalhadas que estamos acostumados a dar no mundo virtual
Outras duas pessoas que conheci não faz muito tempo são meninas de grande moral e simpatia, não vou citar os nomes aqui, mas posso garantir a você, meu caro leitor, que elas são pessoas que tem toda a capacidade para enfrentar e se dar bem na vida, conheci elas em um chat do próprio msn para fins de estudos pela internet. Elas me ajudaram e me apoiaram dando incentivo na minha decisão de Medicina, eu retribuo e posso afirmar que estou sempre disposto a ajudá-las da maneira como puder, dando dicas conforme as minhas convicções e também espero um dia vê-las formadas e satisfeitas com o seu trabalho.
Assim a vida se segue, amizades são construídas e somente as mais fortes sobrevivem, as mais fracas são eliminadas e o tempo apaga, é o conceito da "Teoria de Darwin" empregado na amizade!