segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Diabetes e Hipertensão Crônica

Dois fatores, se combinados, causam muitos problemas, é uma das preocupações de maior risco e a mais frequente no mundo contemporâneo.
Uma introdução básica do que é a Diabetes para os leigos: Diabetes é uma doença crônica causada por insuficiência ou deficiência de produção de insulina pelo pâncreas, resultando uma hiperglicemia e problemas em vários orgãos. A insulina é um hormônio que ajuda as células a usarem o açúcar para produzir energia e, se não for suficiente, a glicose acumula-se no sangue, sendo eliminada, em parte, pelos rins através da urina. Existem dois tipos de diabetes: O Tipo I (Insulino-Dependente) e o Tipo II (Não-Insulino-Dependente), o pâncreas ainda produz uma quantidade significativa de insulina e pode ser controlada apenas com medicações
Vamos agora para Hipertensão: Hipertensão Arterial é uma tensão ou pressão muito elevada nas artérias. Esta elevação anormal da pressão é muitas vezes permanente (crônica).
A população está acostumada a ter hábito de vida sedentária, sem realizar exercícios, alimentanto de forma inadequada principalmente no consumo de alimentos com excesso de sal (lanches de fast-foods é um deles), o sal em excesso é um dos fatores de risco para elevação da pressão. Quanto ao diabetes é um pouco difícil de prevenir, pois na maioria das vezes é hereditário.
O maior problema é quando o paciente adquire essas duas doenças em conjunto e ele não está preparado, é nesse momento em que a eficiência do tratamento fica comprometida em mais de 50%, imagine um paciente que tem um hábito de vida comum nos dias de hoje, pelo qual todo final de semana come lanche e pizza, almoça antes do trabalho nos "McDonald's" da vida, "assalta" a geladeira no período da noite para comer aqueles quindins deliciosos e até mesmo um pudim de leite moça, além de desejar aquele brigadeiro de panela (hmmm...deu água na boca), tudo isso é uma tentação não é? Agora imagine um médico empurrando um monte de "nãos" (alguns médicos ainda realizam esse tipo de orientação) em virtude dessas duas doenças para você, limitando-o (a) de comer o que você sempre esteve acostumado. Mas pense comigo, caro leitor, você poderá comer deliciosos pratos de saladas com alface, tomate com algumas batatas cozidas, além de fritar aquele ovo com manteiga, comida sem sal,  doce somente Diet e sem exageros, substituição do açúcar pelo adoçante e outros mais. Observou o contraste? É realmente difícil controlar, o paciente deve ser reeducado novamente e para isso, ele tem que ter muita vontade mesmo de estar enfrentando esses problemas.
O bom é que a medicina está evoluindo cada vez mais, as técnicas e inclusive o modo de educar o paciente está sendo adaptada à cada dia de forma que está sendo mais aceita, a etapa inicial de abordagem do paciente atualmente não é da forma como foi dito no parágrafo anterior, atolando o paciente de "não pode isso, não pode aquilo", se falarmos isso com frequencia, o psicológico dele ficará abalado e ele passará a pensar mais naquilo que foi proibido e a tentação aumentará mais ainda, devemos conscientizá-los e informá-los que aquela trufa que ele tem no armário da casa por ventura, pode ser degustada sim, mas não inteiro, apenas um pedaço já seria o suficiente, e dessa mesma forma funcionaria para o resto do tratamento, fazendo com que o paciente não deixe de comer o que é mais gostoso através da moderação tornando o tratamento mais aceitável e eficaz.
O grande vilão dessa história é o problema do balanceamento em questão da nutrição do paciente que possui a Diabetes e a Hipertensão Crônica, infelizmente todo alimento que é produzido sem adição de açúcar, tem uma taxa elevada de sódio a mais do que o produto normal com açúcar como a Coca-Cola zero, por exemplo, isso faz com que o balanceamento fique comprometido, se optar por não comer alimentos com adição de açúcar, estará consequentemente ingerindo uma maior quantidade de sódio que elevará mais a pressão, prejudicando aquele que possui a Hipertensão e nos deixando com as "mãos atadas" diante desse obstáculo. Mas a evolução da medicina está cada dia mais nos concebendo maior conhecimento acerca da cura para essas doenças (já é possível) e acredito que logo adiante essas doenças vão ser mais curáveis e acessíveis à toda população que necessitar, melhorando significativamente a qualidade de vida da população mundial, e não se esqueça, pratique regularmente exercícios físicos.
Esse post é de caráter apenas informativo, se necessitar de maior conhecimento indico os sites abaixo, mas sempre procure ajuda médica antes de tomar qualquer decisão
Sociedade Brasileira de Diabetes
Portal da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre o post! Não se esqueça que não será permitido palavrões e ofensas.